segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Convite

Capitão Marins lança "Guarda Pelé"

Preciso fugir brevemente do tema para avisar que nosso confrade, o capitão da Policia Militar Baiana Raimundo Marins vai estar lançando em Salvador uma biografia em homenagem ao mais popular dos servidores de sua corporação. O evento ocorre Segunda-Feira, 17 de fevereiro às 10hs na Assembleia Legislativa da Bahia. O livro integra a coleção "Gente da Bahia".
Exemplo de profissional policial militar, o Cabo Armando Marques, mais conhecido como “O Guarda Pelé”, ficou famoso, no Brasil e até no exterior, por desenvolver uma técnica de controle de tráfego, que aliava os movimentos de ordem unida aos sinais de trânsito. Isso lhe rendeu uma merecida homenagem: Um livro sobre sua história.
Concedeu entrevista ao Historiador, Capitão Raimundo Marins, e passou a narrar sua trajetória, indissociável da carreira policial militar, como “Guarda Pelé”, que cheio de irreverência inovou no controle do trânsito.
Cabo Armando Marques. O "Guarda Pelé".

No início da década de 70, após pedir transferência para “Os Galés”, por ser mais próximo de sua casa, o então Soldado Armando deparou-se com um trânsito em caos. Já em casa, frente ao espelho criou os movimentos que mudariam completamente a sua vida e elevariam o nome da Corporação, nascia o “Guarda Pelé do Trânsito”, trânsito fluindo, anônimos e autoridades aplaudindo.
 Não demorou muito e vieram as campanhas publicitárias para DETRANS de diversos estados, seguidas de contratos comerciais, como o da Agência Esquire (1974), que fez do “Pelé do Trânsito” garoto propaganda da Empresa de Transporte Aéreo Cruzeiro do Sul. A imagem do policial militar e sua eficiência correram o mundo, o que lhe rendeu prêmios como o Leão de Prata em Sawa.
O Cabo Armando, atualmente na reserva da PMBA, colocou à disposição do historiador não só a narrativa de suas experiências, mas também os arquivos literais e simbólicos. Agora é conferir a publicação e conhecer mais sobre este famoso policial militar baiano.
Texto e foto de Jaguaraci Barbosa
Fonte: Blog PM informa

Convite para impressão. 
(A apresentação será indispensável).

Nenhum comentário: