terça-feira, 16 de abril de 2013

Paripiranga na História

O cangaceiro Saracura
Por Thomaz Araújo

Cada vez mais descobrem-se pessoas e fatos que elevam Paripiranga à  categoria de palco de uma das páginas mais estudadas e dolorosas do Brasil contemporâneo: O Cangaço.

Desta vez, a surpresa veio por conta de uma conversa com um amigo que também pesquisa a nossa História e que revelara através de relatos orais de pessoas que viveram nas décadas de 1920 e 1930.

Catando informações aqui e ali, ficou constatado que Paripiranga foi um pequeno celeiro dos cabras de Virgolino e dos seus subgrupos aqui de passagem, além de ser também referência  de algumas pessoas que davam apoios chamados pelas volantes de "coiteiros".

Uma dessas personagens foi o natural de Paripiranga, (BA) de nome Benício Alves dos Santos, que recebeu a alcunha de "Saracura".

Nascido na região chamada de Curral, perto da comunidade Maritá, divisa com os  municípios de Carira e Pinhão no estado de Sergipe.

Em entrevista ao jornalista  Joel Silveira em Março de 1944, na Penitenciária de Salvador, Saracura conta como entrou para o bando de Virgolino, grupo de Zé Sereno e depois seguiu com Angelo Roque, o "Labareda", que assim como Corisco tentaram manter viva a chama do Cangaço após o passamento de Lampião em 1938.
      
 Veja a seguir, um trecho desta conversa interessante com alguns cangaceiros sobrevieventes:
O próprio Saracura parece, agora, sair do seu sono triste. Pede a palavra e conta:
-"Posso falar do meu caso. Peguei na espingarda quase obrigado, para mim vingar das misérias que fizeram com meu pai. Um dia, no Coité, uma volante invadiu o nosso sítio. Queriam à força que meu pai desse notícia dos cangaceiros, como se ele fosse um coiteiro. O velho não sabia de nada, e então os "macacos" começaram a supliciar o pobre: arrancaram as barbas dele, fio à fio, arrancaram suas unhas com alicate; se o senhor pensar que estou mentindo, vá lá no Coité e procure André Paulo Nascimento, que mora nas redondezas. É o meu pai. Ele dirá ao senhor se estou ou não falando a verdade. Ele mostrará ao senhor o estado em que ficaram seus dedos. E eu próprio, antes de pegar na espingarda, fui um dia violentamente espancado na Fazenda Curral, perto do Coité. Os "macacos" haviam dito que eu era coiteiro, mas na verdade é que, até então, eu nunca vira um bandido na minha vida ".

Saracura me revela mais que é casado e tem três filhos, que de vez em quando o visitam.

Saracura quando ainda se encontrava preso na Bahia.
Acervo: Geziel Moura

 Em Salvador, 1964, onde ele trabalhava no necrotério do Instituto Nina Rodrigues. Emprego arranjado pelo amigo Dr. e escritor Estácio de Lima. Um cargo que poucos ou quase ninguém aceitaria, mas como se tratava de um ex-cangaceiro de Lampião... Só tinha medo dos vivos.

O termo dito pelo cangaceiro Saracura que relaciona Coité como sua terra está correto, pois Paripiranga antes chamava-se de Patrocínio do Coité. Como está contida na seguinte informação tirada no WIKIPÉDIA:

  Grupo de Zé Sereno. Saracura é o penúltimo


Saracura é o 1º a esquerda
Cortesia de Ivanildo Silveira

Nos seus primórdios, a povoação de Malhada Vermelha foi premiada pelo cidadão José Antônio de Menezes, que construiu uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Patrocínio, filiada à Freguesia de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes do Boqueirão. A dita capela foi elevada à categoria de freguesia pela Lei Provincial 1 168, de 22 de maio de 1871, com o nome de Nossa Senhora do Patrocínio do Coité.


 Patrocínio do Coité, inicio do século XX.
 Acervo: Marcos Aurélio Carregosa Lima

Foi o Arraial de Patrocínio de Coité elevado à categoria de vila pela Lei Provincial 2 553, de 1º de maio de 1886, que criou o município de Patrocínio de Coité, com território desmembrado do de Bom Conselho (atual Cicero Dantas), que se instalou a 1º de fevereiro de 1888. Pelo Decreto Estadual 7 341, de 30 de março de 1931, o município teve o seu nome mudado para Paripiranga.


Saracura, entregue aos homi em sua terra natal.
Cortesia de Ivanildo Silveira

O documentário Memória do Cangaço contém relatos de Saracura. Se preferir avance para 15m:50s



Fonte:
- http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/10/entrevista-com-cangaceiros-na-prisao-em.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Paripiranga

- Memória do Cangaço - Paulo Gil Soares, 1964 http://www.youtube.com/watch?v=vk1CutCJZJ
- Entrevista de Joel Silveira integra o livro "Tempo de Contar" (Editora Record, 1986).
Catei no: www.historiaparasecontar.blogspot.com.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBS. Com exceção do vídeo, as imagens e algumas informações foram inseridas por nós a fim de enriquecer a matéria. Até o momento não temos qualquer informação sobre a causa e data da morte de Saracura.

9 comentários:

THOMAZ ARAÚJO disse...

Prezado Kiko,

Obrigado por ter colocado esta matéria sobre o cangaceiro Saracura, além do que, mais estas informações valiosas e as fotos que ainda não as tinha.
Peço, por gentileza, se você poderia me responder onde seria o lugar onde foi tirada a foto e quem são os outros cangaceiros.
Obrigado pela atenção dada.

Thomaz Araújo.

Kiko Monteiro disse...

Não há de que amigo Thomaz.

Recorri ao confrade Ivanildo Silveira, mas dada a qualidade e posicionamento ainda não foi possivel a identificação dos demais cabras. Sobre o local da foto? Também não há legenda nas biografias existentes, mas observou que há possibilidade de ter sido em alguma vila do sertão sergipano ou alagoano onde eles gozavam de rara tranquilidade, vide casas ao fundo.

Abraçando!

THOMAZ ARAÚJO disse...

Prezado Kiko,

Será que você pode me informar se Ivanildo Silveira tem mais imagens dos cangaceiros e/ou volantes em território paripiranguense?

O delegado Jerônimo Evangelista de Carvalho foi prefeito de Paripiranga nesta época e exercia forte influência sobre as entregas dos cangaceiros.

Thomaz Araújo.

Eng. Marco Aurélio disse...

Parabéns por abordar a história brasileira, seu blog é realmente muito bom!
Para quem tem interesse por esse tema há uma entrevista no meu canal com Maria Soledade Araújo de 89 anos, natural de Paripiranga - BA (local onde nasceram os cançaceiros saracura, vinte e cinco, campinas e etc.) sobre o período do cangaço.
https://youtu.be/A2FBysec9to

Unknown disse...

Eu sou filho de paris-piranga, mas gostaria de ter mais conhecimentos sobre o cangaço na minha cidade.

Unknown disse...

obrigado a todos vcs, qualquer relatos sob este tema mim envie pois quero anteder sobre a minha naturalidade.

Unknown disse...

O santinho me mataram mas o criminoso era ele na verdade quem é criminoso é o que mata ou que morre

Roberto disse...

Existe algum livro onde fala sobre a biografia de Saracura?

Roberto disse...

Qual o ano em que Saracura nasceu? Em que ano morreu? Os filhos deles moram onde?