segunda-feira, 8 de abril de 2013

Faca Jardineira de Paulo Pereira

Como eram feitas as facas do Cangaço

Matéria feita pelo quadro "Me leva Brasil" do Programa Fantástico, por volta do ano 2000, com um dos últimos ferreiros de facas nordestinas: Paulo Pereira, filho do célebre cuteleiro José Pereira, da cidade de Crato, CE.


Créditos para Dênis Artur Carvalho

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizá-lo pelo último post (Faca Jardineira de paulo Pereira). Confesso fiquei emocionado ao botar os olhos no vídeo em questão.

Eu já tinha conhecimento da existência desse vídeo através da leitura de chats e fóruns na internet, mas ainda não tinha tido a oportunidade de vê-lo. Pena ser tão curto, mas mesmo assim não deixa de ser um registro valiosíssimo e que confirma as observações de Oswaldo Lamartine quanto à rusticidade das ferramentas de que faziam uso os ferreiros sertanejos na execução de seu ofício.

A despeito dos esforços de nossos rastejadores que ao longo desses anos vem vasculhando cada canto desse país em busca de todo tipo de informações e dados relacionados ao cangaço, vejo que um estudo mais aprofundado sobre a arte da ferrageria sertaneja parece estar ainda “a espera de um milagre”.

Sem querer ser injusto com nossos pesquisadores (pois sei como é difícil ser pesquisador acadêmico ou mesmo um “rastejador autônomo” num país como o Brasil) mas este parece ser um tema que passou praticamente batido.

Sei que há na bibliografia inúmeras menções ao ofício e de sua íntima relação com a realidade do sertanejo, mas me refiro aqui à arte de fazer em si. Acho que por se tratar de algo antes não só corriqueiro, como abundante e que depois desapareceu em silêncio contribuiu por legar o assunto ao quase total esquecimento. Se esse trabalho não foi feito por alguém (pois não posso afirmar que não foi feito) realiza-lo hoje então acredito seria praticamente impossível.

Mais uma vez parabéns pelo post e continue a nos surpreender com os resultados de seus rastejamentos.

Atenciosamente,
Ernane R. C. Cunha
Cachoeira de Minas - MG