terça-feira, 6 de novembro de 2012

Diversões eletrônicas

Cangaceiros Vs Zumbis!

Por Cícero Liberato


Em primeiro, gostaria de agradecer à todos aqueles que testaram nosso jogo durante o evento Anime Friends 2012. Foi uma experiência extremamente positiva pra todos nós da equipe do Cangaceiros Vs Zumbis!

Durante o evento, entregamos vários panfletos divulgando o nosso projeto, e muitas pessoas não apenas curtiram, como também visitaram nossa página no facebook (se você ainda não nos curtiu, então acesse) e participaram do desenvolvimento debugando nosso jogo e respondendo nossas folhas de pesquisa!
É outra coisa que preciso agradecer MUITO à todos vocês! Levamos no total, 500 folhas de pesquisa. Destas, só sobraram 200, isso porque já estávamos extremamente cansados pra continuar pedindo pra toda galera responder.

Alguns não levaram a pesquisa muito a sério, outros, não apenas assinalaram a nota para cada pergunta como também escreveram sugestões, pontos fortes e fracos do jogo... Enfim... Realmente nos ajudaram. Dois dias depois do evento, eu já tinha lido todas as folhas, e realmente, posso dizer: obrigado. Foi graças às opiniões dadas que pudemos fazer melhorias consideráveis no nosso jogo, e é justamente sobre isso que eu gostaria de falar agora.

Comecemos do início...

Em primeiro lugar, queria esclarecer algumas coisas sobre nosso jogo, alguns já acompanham nosso projeto há muito tempo, outros não. Então é legal dizer por que ele existe, e o que ele é exatamente.
A idéia do jogo Cangaceiros Vs Zumbis surgiu no início desse ano, aproximadamente no fim do mês de Janeiro. O jogo começou a ser idealizado perto do final de Fevereiro.

A equipe inicial era formada por três membros. Número que subiu pra 5. Depois pra 8. Depois desceu pra 5. Subiu pra 6, e agora voltamos ao número 5.

Apesar do projeto do jogo ter dado início em Fevereiro, ele ainda não estava sendo levado muito a sério. Mas perto do fim de Março, o jogo começou a ter um projeto mais bem elaborado e uma maior atenção com a pré-produção.

Aproximadamente no meio do mês de maio começamos a fazer alguns dos modelos 3D que poderiam aparecer no jogo. Só. Nenhum protótipo, nada.

Pois bem, a fase de desenvolvimento do jogo deu-se início perto do começo do mês de julho para que o projeto fosse apresentado no evento Anime Friends.  O evento começou no dia 05/07. Dia 03/07 o jogo foi “finalizado”.

Só tivemos DUAS SEMANAS de produção. Nem mais nem menos. Duas semanas sem dormir, sem comer direito, apenas trabalhando hard pra fazer todo o jogo funcionar. Pois bem, funcionou.
O jogo foi apresentado no evento, recebemos um bom feedback e então tivemos cerca de uma semana de descanso, e aí apareceu o SBGames.
Voltamos a trabalhar hard no nosso projeto, mas, infelizmente, não poderemos apresenta-lo esse ano no evento (talvez). O último dia de postagem foi ontem, e acabamos enviando a versão antiga do nosso jogo. Mesmo assim, quero compartilhar com vocês algumas das melhorias que fizemos dentro do jogo:

Interface Gráfica



A primeira coisa que todos viram no nosso jogo foi o menu inicial. Muitos gostaram, outros odiaram, alguns entenderam, outros não. Pra todos fins e efeitos, decidimos dar uma  polida no nosso menu. O estilo de arte, apesar de próprio, não atendia exatamente o que queríamos, então decidimos aplicar uma nova tática. Pra que entendam melhor, eis nosso novo menu inicial:


HUD, câmera, personagem, cenário




Nosso antigo HUD foi uma das coisas mais faladas tanto pelo pessoal da equipe quanto pelos jogadores. Nosso mostrador de balas foi confundido com um vibrador (e é sério) e nosso mostrador de vida lembrava um termômetro de madeira.  A câmera estava em terceira pessoa, porém nosso jogo desde o início foi projetado para uma câmera isométrica. E o personagem... Cara... Nem vou falar do personagem. Enfim, fica aí a atualização:



Outra coisa que nos incomodou muito durante o evento, nossos zumbis simplesmente travavam enquanto atacavam e ficavam parados sem correr atrás do Lampião. Pois bem, corrigimos isso, também.
Ainda tem muito mais coisas que foram atualizadas, mas aos poucos iremos mostrar pra vocês...
Como últimas considerações, vou deixar algumas coisas pra que vocês vejam.

Em primeiro, uma pequena imagem mostrando alguns processos de desenvolvimento do Cangaceiros Vs Zumbis e a evolução do que ele era há um mês e meio atrás e o que é agora:






Em segundo, para aqueles que ainda não viram, um vídeo do Gameplay do nosso jogo:



E por último, pra quem quiser testar em casa, fica aí o download da primeira versão do jogo Cangaceiros Vs Zumbis! (versão mostrada durante o Anime Friends)


Bom, é isso aí, pessoal. Muito obrigado mais uma vez, e qualquer sugestão, dúvida ou qualquer coisa parecida, comentem aí ou deixem um comentário no facebook, pois com certeza iremos responder.
E ah! Agora sai o sorteio da camiseta! Aguardem novidades!
                                                                                       
Cícero Liberato de Melo Neto
Game Designer

Pesquei no http://cangaceirosxzumbis.blogspot.com.br/

2 comentários:

ChipSkellington disse...

Em primeiro, gostaria de agradecer a postagem. Estava eu aqui pesquisando sobre meu projeto, e do nada encontro-o em um outro blog tão específico sobre a cultura do nordeste. Sinceramente, fico muito grato e feliz por isso. Em segundo, gostaria de parabenizá-lo pelo conteúdo do blog, como o jogo Cangaceiros VS Zumbis ainda está em fase de desenvolvimento, continuo buscando referências, e aqui tenho muitas. Continue com esse trabalho fantástico.

Atenciosamente,
Cicero Liberato.

Kiko Monteiro disse...

Saudações Cícero

Obbrigado pelo incentivo. Assim que o game estiver em versão definitiva nos mantenha a par através do lampiaoaceso@hotmail.com para compartilharmos a boa nova com os rstejadores.

Sucesso

Abraçando
Kiko Monteiro