segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sob a proteção do Cel. Santana

Antônio Silvino em Missão Velha, CE
Por João Bosco André

"O governador do Sertão"

O afamado cangaceiro Paraibano, Antonio Silvino, esteve também por estas bandas de Missão Velha, sob a proteção do Cel. Antonio Joaquim de Santana, juntamente com alguns dos seus irmãos. Um dos irmãos de Silvino, de nome Pedro Silvino, mantinha uma casa de comércio na Cidade, isso entre os anos de 1902 para 1904 e tendo um dos irmãos do cangaceiro Paraibano, andado metendo os pés pelas mãos em Missão Velha, um belo dia do mês de abril, Antonio Silvino recebeu um recado do Cel. Santana, convocando-o até o seu Quartel General na Serra do Mato. Antonio Silvino, imediatamente selou um animal e se pôs à viagem, ali chegando, já se encontrava à mesa para o jantar o Cel. Santana, que o convidou para sentar-se e jantar, Silvino atendeu ao convite, se sentado para jantar, mais com o seu rifle nas pernas. Terminado o jantar o Cel. Santana, usando o seu linguajar roceiro, disse:
“Sim senhor Antônio Silvino, mandei lhe chamar aqui, para lhe dizer que você não tem mais a minha proteção em missão velha”; “O lugar do seu rifle aqui na minha casa, era ali no canto daquela parede, hoje você jantou na minha mesa com o rifle nas pernas”. 

 
Cel. Santana

Imediatamente Antônio Silvino se levantou e convidado pelo cel. Santana, para tomar o café, Antônio Silvino respondeu-lhe: “na sua casa eu não tomo mais, nem água” e de rifle em punho e já engatilhado, saiu de costas até o alpendre onde se encontrava o seu animal amarrado e pulando de costas em cima do animal, cortou-lhe a corda que o amarrava na varanda do alpendre e desceu para missão velha, isso já tudo escuro, pois já era noite e chovia muito, só via a estrada quando o relâmpago abria.

Chegando em Missão Velha, já noite velha, foi acordar os irmãos e ordenou-lhes que deveriam deixar Missão Velha, antes do dia amanhecer, pois temia um ataque do Cel. Santana. O seu irmão que era comerciante, foi acordar os seus vizinhos para vender as mercadorias existentes na sua bodega. Os colegas de comércio, sabendo que os Irmãos Silvinos, tinham que deixar Missão Velha às pressas, ficaram se amarrando para ficar com as mercadorias de graça, foi quando  Pedro Silvino, notando a matreirice dos seus colegas de comércio, começou a espalhar umas latas de gás dentro da sua mercearia e começou a furá-las a punhal. Perguntaram o que ele iria fazer, ao que ele respondeu-lhes:
“- Vocês acerem o que é de vocês, porque eu vou queimar o que é meu”; “não vou deixar nada de graça prá ninguém”.
Neste instante, os comerciantes que eram seus vizinhos, resolveram a comprar as mercadorias de Pedro Silvino, más o que é certo que antes de amanhecer o dia seguinte, os irmãos Silvinos desocuparam Missão Velha e nunca mais voltaram aqui.

História que me foi contada pelo Sr. José Gonçalves de Lucena. O comércio de Pedro Silvino ficava localizado na Rua Cel. José Dantas, onde hoje funciona atualmente o Café de Dona Didi Fideles.

8 comentários:

aderbal disse...

Amigo Bosco. Sempre nos dando uma boa aula.

Unknown disse...

Qual o perentesco do cel Santana com o já falecido Dep Edson Olegario de Santana

Unknown disse...

O ex-Deputado Édson Olegário Santana, era bisneto do Cel. Santana, pois filho de Dona Santinha, filha de Dona Mariínha, casada com Pedro Saraiva da Cruz, ela, Dona Marirínha filha mais velha do Coronel.

Unknown disse...

Sou neto do cel antonio joaquim de santana,filho de João santana,resido em Barra do Piraí /RJ

Anônimo disse...

Olá sou tataraneto do coronel Santana meu e-mail para contato marcossantana2004@hotmail.com

Anônimo disse...

Sou bisneto do Coronel Santana. Sou filho de Lourival Santana; neto do coronel Santana. Resido em Brasília. E-mail Capivarahms@hotomil.com

Anônimo disse...

Boa tarde meu avo é neto dele tmb a gente tem as terras aqui no ceara em missao velha e barbalha entra em ctt comigo

Anônimo disse...

Muito bom rever as historias meu avô é neto dele e a gente mora nas terras que é dele em barbalha