sábado, 10 de setembro de 2011

Aurora aguarda os cangaceirólogos
 

Conforme o secretário de cultura José Cícero, a reportagem da TV Diário retornará a Aurora, CE por ocasião da realização da terceira edição do Seminário Cariri Cangaço que na noite do dia 21 de setembro abordará o tema: “Aurora – A trama da Ipueiras e a invasão de Mossoró”. O evento terá como palestrante o pesquisador e memorialista missãovelhense Bosco André.

Além de Aurora o Cariri Cangaço 2011 acontecerá igualmente nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Barro e Porteiras. Pouco mais de 150 pesquisadores conhecidos e renomados do país inteiro e até do exterior estarão participando do acontecimento este ano, segundo informação do curador do evento Manoel Severo.

Trata-se de um dos mais importantes e concorridos eventos do gênero de todo o Brasil. Um momento em que toda a sociedade caririense deverá se encontrar para ouvir, debater e aprender um pouco mais acerca da verdadeira história do povo sertanejo, com foco no cangaço e outros temas afins, explicou o secretário José Cícero.

E Aurora como parte importante de um dos fatos mais marcantes e emblemáticos de Lampião ( A trama da Ipueiras), não poderia ficar de fora. Evento como este ajuda e muito, no processo de crescimento e evolução sociocultural e educativo de qualquer região, principalmente em se tratando do vale do Cariri, cuja história e a cultura são referenciais e edificantes para todo o resto do Ceará e do país como um todo, completou.

A prefeitura, tendo a frente o gestor Adailton Macedo, por intermédio da Secretaria de Cultura já começou os trabalhos de organização com vistas a realização de mais este evento. Uma série de apresentações culturais com a temática do cangaço lampiônico está prevista para ocorrer logo na abertura, conforme os que fazem a Secult.


O seminário acontece às 19:30 h no auditório do Salão Paroquial no centro da cidade (ao lado da Igreja matriz), sendo que na parte da tarde, os pesquisadores visitantes farão um roteiro turístico pelos principais pontos que marcaram a passagem de Lampião e seu bando por Aurora, a exemplo da Fazenda Ipueiras, na antiga Estação Ferroviária (local onde foi assassinado o Cel. Izaías Arruda), o sítio Taveira (Fogo do Taveira), além do cemitério da bailarina dentre outos.

SERVIÇO 
Programação Cariri Cangaço 2011
Dia 21 de Setembro, Quarta-Feira
Salão Paroquial - Aurora - CE
19:00 H - Conferência
“Aurora – A trama da Ipueiras e a invasão de Mossoró”.  
Por: João Bosco André

MESA:
José Cícero - Aurora - CE
Geraldo Ferraz - Recife - PE
Archimedes Marques - Aracaju- SE
João de Sousa Lima - Paulo Afonso - BA


Nenhum comentário: