terça-feira, 23 de agosto de 2011

“A Saga dos Limões” têm lançamento em Natal

Epitácio lança seu livro na capital Potiguar.
Inserido no Projeto Cultural “Diálogos Criativos”, idealizado e coordenado pelo educador e jornalista italiano Antonino Condorelli, o livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, do médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho (Foto), será lançado no próximo dia 29 de agosto, a partir das 18 horas, na livraria Siciliano do Shopping Midway Mall, no centro de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

O escritor Epitácio Andrade será apresentado pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) João Batista de Moura, que em 2001, após voltar do mestrado em Tecnologia Educacional na Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, “desenvolveu frutífera parceria cultural com o Dr. Epitácio resultando na edição do livro ‘Uma Viagem ao Ceará’, de autoria de sua mãe Dona Severina Saraiva de Moura”.

“A Saga dos Limões” é um ensaio historiográfico que resultou de um consolidado de pesquisas sobre o segmento étnico representado pelos “Limões”, principais algozes do cangaceiro potiguar Jesuíno Brilhante (1844-79), que resistiram ao recrutamento forçado para a Guerra do Paraguai e foram agentes proativos na Insurreição dos Quebra-quilos, como afirma o antropólogo da cultura afro-brasileira e indígena Geraldo Barboza de Oliveira Junior, que estará responsável pela apresentação da obra.
 
As apresentações orais serão intercaladas por interlúdios musicais a cargo dos instrumentistas Emerson Carpegiane e Reinaldo Sanfoneiro. Separando as apresentações e a intervenção do autor haverá o lançamento do Cordel “O Doutor e o Cangaceiro”, do poeta Gilberto Cardoso, e do Documentário “Cangaço e Negritude”, produzido pela Rede Potiguar de Televisão, sob a coordenação da Jornalista Ana Paula Lopes.
 
Os amigos estão sendo convidados pelas redes sociais, e o casal Júlio-Juliana Ischiara, do grupo Cariri Cangaço, está sendo convidado para colaborar com a crítica literária, que ficará sob a responsabilidade dos jornalistas Emanoel Cândido do Amaral e Vicente Serejo.

O pesquisador Emanoel Amaral foi o responsável pelo resgate da chave e do cadeado da casa do Coronel João Dantas de Oliveira, principal articulador da emboscada fatal que ceifou a vida do cangaceiro Jesuíno Brilhante, constituindo-se em importantes peças museológicas da estação cultural de Patu, no médio-oeste do Rio Grande do Norte, terra natal do “cangaceiro romântico”, como ficou mitificado. Emanoel Cândido do Amaral, que foi um dos consultores da obra de Epitácio Andrade, é um dos maiores especialistas no cangaço pré-lampiônico.
 
Maior especialista na obra do folclorista Luiz da Câmara Cascudo, o respeitado jornalista Vicente Serejo encerrará o ciclo discursivo do lançamento de “A Saga dos Limões”, tecendo comentários críticos sobre os aspectos formais do ensaio do pesquisador Epitácio Andrade Filho. O evento será concluído com a sessão de autógrafos, quando será servido um cocktail, tradicionalmente cangaceiro, para o público convidado.

SERVIÇO

O que?  Lançamento do Livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, de Epitácio de Andrade Filho.


Quando? 29 de agosto


Onde? Livraria Siciliano do Shopping Midway Mall, Natal, RN.


Que horas? 18 hs.

Nenhum comentário: