quinta-feira, 28 de julho de 2011

Primeiro no Raso... depois nas profundezas de Canudos.

Um Vídeo de Aderbal Nogueira

Amigos rastejadores do Lampião Aceso, em 1999 eu e um grupo de amigos que faziam parte da revista Nordeste off Road, captaneada por Jorge Ferraz e Dário Castro Alves, juntamente com o montanhista Rosier Alexandre e o "Monossilábico" Paulo Gastão, estivemos no Raso da Catarina. Na ocasião fomos guiados pelo amigo Elso e pelo amigo Jean, ambos do IBAMA.

Visitamos a tribo dos índios Pankararés e uma nascente de água no meio do Raso, onde Lampião e seu bando se refrescavam.

Em um outro trecho do vídeo tem a viagem que fizemos com a SBEC em 2004, onde o nosso amigo Múcio Procópio nos deu uma aula de campo extraordinária. Na ocasião comemoramos também o Centenário de Paulo Gastão, (muito embora ele negue), a viagem foi uma brincadeira só.



Agora mais uma vez estaremos em um grupo de dez amigos visitando e pesquisando naquele solo milenar, dessa vez na companhia de outros bons amigos como, Valentin Antunes, Alfredo Bonessi, Sandro Caldas, Pedro Luiz, Afrânio Marmita, onde seremos guiados por João de Sousa e teremos mais uma vez o privilégio de ter como professor o mestre Múcio Procópio.


Um abraço a todos!
Aderbal Nogueira
Fotaleza,CE.

OBS: Estaremos também em Piranhas, AL na companhia do nosso amigo e eterno guardião da grota de Angico, Jairo Oliveira.

Nenhum comentário: