segunda-feira, 9 de maio de 2011

Novidades na literatura

Paraíba no prelo...


"Nesse universo inesgotável do cangaço, eis mais uma excelente obra na qual João Bezerra da Nóbrega coronel da PM em seu livro "Lampião e o cangaço na Paraíba," enfoca a participação do Rei do cangaço agindo direta ou indiretamente em terras paraibanas; bem como, um estudo sobre Inácio de Loiola Medeiros da Nóbrega, o cangaceiro Jurema, com o qual o autor tem um grau de parentesco.

Sobretudo, fala de sua experiência de 35 anos de serviço na Polícia Militar da Paraíba, os feitos das volantes Paraibanas, e uma visão pessoal sobre o poder constituído desse estado. Descrevendo ainda vários nomes de cangaceiros e volantes oriundos da Paraíba.

Em estilo forte e profundo, produziu um trabalho bom de se ler, narrando as peripécias criminosas de Virgolino e bando, além de outros asseclas que infestaram o sertão nordestino, com a palavra agressiva e corajosa, tinha que ser um sertanejo destemido e do ramo da segurança pública.

Desse amigo posso falar com propriedade, pois é um pesquisador sério e está sempre em busca de trabalhos fidedignos. Sobre o cangaço, estamos sempre discutindo novas obras e comparando as antigas, dessa gama de escritores da Literatura do banditismo nordestino - Lampião e asseclas. Esta é, indubitavelmente, uma obra que agradará aos escritores, pesquisadores e calouros desse mundo fascinante do cangaço."

Presentes neste trabalho: Bandidos paraibanos, jagunços, capangas, pistoleiros e coronéis. E as raízes genealógicas da família Nóbrega.

E ainda: Heróicos volantes tabajaras dignos de estátuas. E contrastando - O pabuloso e debochado Jurema. Os perversos crimes de Lampião e Antonio Silvino fazem parte desta narrativa. E a ordem pública; E Liberato Nóbrega; E Chico Pereira; E a fome, miséria e seca; E a flora e fauna do Sertão.

Caro leitor! Depare-se com todo este desfile nas páginas deste livro. Com lançamento previsto para o mês de Junho.


Att. Narciso Dias
Sargento da PM/PB

Nenhum comentário: