terça-feira, 17 de maio de 2011

Novidade na praça

Livro relaciona vida de empresário potiguar a fatos históricos relevantes 

Por Epitácio Andrade

No dia 23 de abril passado, na Praça de Eventos da cidade de São Miguel, no alto oeste do Rio Grande do Norte, o Escritor Rostand Medeiros lançou o Livro: “João Rufino – Um Visionário de Fé”, que consiste numa descrição historiográfica da vida do industrial octogenário João Alves de Lima, “Seu João Rufino”, controlador do conglomerado empresarial Santa Clara, ao mesmo tempo, em que faz uma correlação com fatos históricos relevantes da vida potiguar. 

Capa do novo livro de Rostand Medeiros
  
Carlos Rostand de Medeiros França é pesquisador de história e sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), prestando consultoria ao SEBRAE no projeto: “Território Sertão do Apodi – Nas Pegadas de Lampião”, e é autor do livro “Os Cavaleiros dos Céus”. Para a edição do seu novo Livro sobre a história de Seu João Rufino, Rostand Medeiros contou com um prefácio escrito pelo cantor e compositor Raimundo Fagner, amigo de longas datas da família e da cidade de São Miguel.

   
Escritor Rostand Medeiros
  
Para nós que somos parceiros do autor em produções culturais, “o novo livro de Rostand é uma dádiva para São Miguel, e com certeza, nortear os caminhos do futuro daquele município longínquo”. Epitácio Andrade, após longo encontro com Rostand Medeiros, onde estabeleceram a retomada de parcerias, ficou com a tarefa de entregar exemplares da obra devidamente autografados, ao Economista Roberto Monte do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, ao Ex-deputado Estadual Salismar Correia e ao Cantor Paraibano Chico Cesar, intencionando estimular uma realização conjunta a cerca do desenvolvimento de lugares de memória, relacionados aos movimentos revolucionários no nordeste brasileiro.

A esse propósito, o livro: “João Rufino – Um Visionário de Fé” apresenta um capítulo dedicado à importante pesquisa historiográfica sobre a história da Coluna Prestes em São Miguel. Rostand Medeiros descreve, com riqueza de detalhes, a passagem dos revoltosos liderados pelo capitão engenheiro Luiz Carlos Prestes, pela pequena São Miguel, em 1926.


Monumento alusivo a Coluna Prestes
  
O lançamento do novo livro de Rostand Medeiros foi um marco que reviveu a história de força e beleza da terra micaelense, cuja população compareceu em massa para a sessão de autógrafos e para a exposição “São Miguel, Minha Terra”. Ao final da noite, cerca de 15 mil pessoas assistiram ao show de Raimundo Fagner.


Epitácio de Andrade Filho é Médico Psiquiatra Sanitarista Pesquisador do Cangaço e sócio da SBEC.

Nenhum comentário: