terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Cangaço em HQ: Um clássico e uma novidade!

As aventuras de Milton Ribeiro 
Por José Salles

Os primeiros anos da década de 50 do século passado foram de grande vulto para o cinema brasileiro, com a exibição de um filme que se tornaria um grande clássico entre os cinéfilos: O Cangaceiro, de Lima Barreto (não é o famoso escritor carioca, mas um homônimo), que ganhou prêmios no exterior e transformou seu principal protagonista, Milton Ribeiro, em astro de renome internacional.

Na época, Ribeiro tinha como vizinho um artista das Histórias - em - Quadrinhos, e com isso pensou em contatá-lo para uma possível versão do filme O Cangaceiro para as páginas de gibi. O artista em questão atendia pelo nome de Gedeone Malagola, então um jovem de 30 e poucos anos que dava seus primeiros passos como roteirista e ilustrador de HQs na paulistana Editora Júpiter, de Auro Teixeira (Ribeiro e Malagola residiam em Jundiaí, próximo da capital paulista).

As negociações para se conseguir os direitos do filme não avançaram, e Milton Rodrigues pensou em transformar a si mesmo, ou por outra, apresentar um personagem vestido de cangaceiro chamado exatamente... Milton Ribeiro! E o ator deu carta branca ao vizinho & amigo Gedeone, só exigindo que o personagem fosse totalmente voltado ao Bem, e por isso que o Milton Ribeiro do gibi é diferente do sádico & violento Capitão Galdino, personagem que o ator interpretou no laureado filme. Muito ao contrário, Milton Ribeiro estava sempre ao lado da lei e da justiça.




Milton Ribeiro em Quadrinhos começou a ser publicado pela própria Editora Júpiter em Aventuras No Sertão (no ano de 1953), e posteriormente na famosa revista Vida Juvenil de Mário Hora Júnior, onde a série foi publicada por quase dez anos, e, mesmo não tendo aparecido em todos os números, tornou-se um inesperado sucesso entre os leitores, sucesso que durou quase uma década.










E com a longevidade a série foi ganhando alguns outros personagens, como Filhota (uma versão da Luzia-Homem, eventual parceira de Milton Ribeiro, em algumas aventuras tendo destaque principal) e o delegado Ricardo – que fisicamente se assemelhava ao próprio Gedeone (que também tinha por hábito desenhar colegas seus como personagens das histórias). Gedeone, a propósito, já demonstrou na ocasião muita criatividade (a marca de sua carreira), neste personagem que lhe exigiu muito estudo também, haja vista a adaptação que fez do romance de José de Alencar, O Gaúcho, e também sua polêmica versão sobre o conflito de Canudos. (JS)

 Gedeone Malagola (de pé) e Milton Ribeiro.

Pesquei no Salles Fanzineiro
Primeira imagem: Guia dos quadrinhos

Lançamento - "Pau de Arara" de Leandro Gonçalez

Leandro Gonçalez, quadrinista e artista plástico da vizinha cidade de Bauru, lança o fanzine Pau de Arara (18 páginas p&b - lembrem-se que em fanzine a capa, contracapa e versos também são consideradas como páginas) mostrando, através do tema do cangaço, peculiaridades do semiárido nordestino. Gonçalez recentemente promoveu em sua cidade uma exposição dos trabalhos do artista plástico José Lanzelotti (de obra profícua e diversificada, conhecido entre os fãs da HQB por seu Raimundo, O Cangaceiro), e usa aqui tema & cenário muito usados por Lanzelotti em seus anos de trabalho.

Mesmo aqueles que não se entusiasmarem pela temática, hão de reconhecer o talento de Gonçalez, que desenha bem pra caramba. O fanzine foi lançado em dois tamanhos, no formatinho e no formatão. Infelizmente não há e-mail nem endereço para contato, mas digitem “Leandro Gonçalvez-Bauru” na busca do Orkut, que vocês o encontram lá.

Texto: José Salles – Fonte: Jupiter2hq
 Pesquei em Editora EMT

Nenhum comentário: