domingo, 13 de junho de 2010

AOS SÓCIOS DA SBEC:

1º Discurso da nova presidencia


CARTA PROGRAMA


A SBEC completa nesse 13 de Junho, dezessete anos de atuação junto a sociedade. Ao longo desses anos vem consolidando sua atuação enquanto entidade de estudos do cangaço e também no apoio e assessoramento a eventos promovidos pelos mais diversos órgãos governamentais ou privados em todo o Brasil com a referida temática.
 
Somos uma entidade jovem e como tal dispomos de muita energia e expectativa em relação ao futuro. Futuro que vem sendo construído com muita luta e abnegação dos sócios e com gestões que demonstraram comprometimento com a Sociedade e seu desenvolvimento. 
 
Muito já foi feito, desde a primeira diretoria que teve à frente o Dr. Paulo Medeiros Gastão, idealizador e grande incentivador das ações da SBEC. Enfrentando todos os tipos de dificuldades, principalmente de ordem estrutural, conseguiu expandir suas ações para além de Mossoró, obtendo reconhecimento e ampliando seu quadro de sócios para outros Estados da União e até do exterior. Em sua gestão foi criado o FÓRUM DO CANGAÇO, como oportunidade de o conhecimento historiográfico ganhar novo fôlego, acolher novos desafios, analisar os novos limites e os diálogos interdisciplinares, fazer-se mais atual e atuante na sociedade e aproximar o tema da realidade vivida entre os docentes do ensino fundamental e médio, com o fim de melhorar e democratizar as discussões, bem como o acesso e a construção da história. 
 
Não poderíamos deixar de mencionar a gestão do Escritor Antônio Kydelmir Dantas de Oliveira, que assumindo a SBEC ciente dos problemas estruturais ainda existentes e do desafio de dar continuidade a luta pela afirmação da Sociedade ampliou seu quadro de sócios, conseguiu junto a Câmara de Vereadores de Mossoró e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte a lei que reconheceu a SBEC como entidade de utilidade pública. Em sua gestão foi consolidado o FÓRUM DO CANGAÇO e realizou o I CONGRESSO NACIONAL DO CANGAÇO em Brasília/DF no ano de 2007. 
 
A atual gestão, tendo à frente o Escritor Ângelo Osmiro Barreto tem demonstrado o processo de amadurecimento da nossa Sociedade. Ainda que se mantenham os problemas de ordem estruturais, fortaleceu os laços entre a entidade e os sócios, incentivou e deu apoio a novos eventos sobre a temática como o Seminário Cariri Cangaço no Ceará e o Seminário Internacional Centenário de Maria Bonita na cidade de Paulo Afonso, na Bahia. 
 
Outro destaque na atual gestão é a aproximação com Instituições de Ensino Superior-IES, que tem trazido bons resultados para a SBEC, pois amplia a nossa capacidade de ação e possibilidade de novas pesquisas, fortalecendo o diálogo da história com outros campos do conhecimento. 
Assim como as anteriores, a nossa gestão terá pela frente o compromisso de manter a seriedade e dedicação das nossas antecessoras. Alguns problemas enfrentados desde a primeira gestão continuam presentes, mesmo consciente das incansáveis tentativas por parte das diretorias anteriores em resolvê-los. 
 
Destacamos dentre eles a necessidade de solucionar a parte estrutural da Sociedade. Mesmo estando vivendo num momento histórico onde a internet transforma as relações e contatos pessoais em relações virtuais, não conseguimos conceber uma entidade sem um mínimo de ESTRUTURA FÍSICA, a saber: espaço para arquivo, reuniões da diretoria, acervo bibliográfico, dentre outras necessidades. 
 
Além do espaço físico, existe a necessidade urgente de uma REFORMULAÇÃO NO ESTATUTO da SBEC. Para isso nomearemos uma Comissão Estatuinte com a missão de reelaborar o estatuto e apresentá-lo para discussão e votação dos sócios na Assembleia Geral em data a ser marcada pela diretoria.
 
Algumas medidas deverão ser tomadas de forma urgente para que os trabalhos que propomos realizar à frente da entidade não sejam comprometidos e que não fiquemos a mercê de doações voluntárias dos sócios, empresas e instituições públicas. Para viabilizar as ações e administração da Sociedade, logo que assumirmos faremos o Censo da SBEC através do RECADASTRAMENTO DOS SÓCIOS DA SBEC-RSS. O formulário estará disponível no site oficial da SBEC a partir do dia 20 de Junho de 2010 e permanecerá até o dia 30 de Outubro do corrente ano.
 
O resultado do RSS nos dará condições de mapear as áreas de abrangências da Sociedade, o número de sócios existentes, atualização de dados pessoais, dentre outras informações que nos possibilitarão fortalecer os contatos com os colegas em todo o país e no exterior.
 
Ao longo dos dezessete anos de existência a SBEC tem se mantido com doações de sócios e simpatizantes da temática do Cangaço. Membros das diretorias anteriores nunca se furtaram em utilizar recursos pessoais para manutenção de despesas da entidade, dentre elas: contabilidade, edição de revistas ou informativos, documentação fiscal, panfletos de divulgação, dentre outras despesas menos ou mais significativas. Não podemos concordar com tal atitude, mesmo que o ato voluntário de doar algum recurso próprio para a SBEC seja louvável e merecedor de aplauso. Nossa Sociedade deve ter AUTONOMIA FINANCEIRA, para isso apresentamos como proposta o PAGAMENTO DE ANUIDADE pelos sócios que deverá ser apreciada na Assembléia Geral que ocorrerá no dia 10/06/2010 na ocasião do XII FÓRUM DO CANGAÇO em Mossoró. O valor, a forma e o início do pagamento deverão ser decididos na referida assembleia.
 
A SBEC deixou de publicar sua Revista POLÍGONO, os informativos e a Coleção SBEC. Foram edições que marcaram fortemente o nome da SBEC no mercado editorial. Precisamos RETOMAR tais EDIÇÕES ainda este ano. Os recursos provenientes dos sócios não serão aplicados apenas nas despesas administrativas, mais também nas publicações e eventos. Além dos nossos próprios recursos, buscaremos apoio em órgãos públicos e privados para viabilizar tais ações. Para concretizarmos a retomada das publicações será necessário a criação de um CONSELHO EDITORIAL, que ficará responsável pela editoração da Revista POLÍGONO e da Coleção SBEC.
 
O único evento realizado atualmente pela SBEC é o FÓRUM DO CANGAÇO, que com trabalho e dedicação dos sócios estamos chegando em sua 12ª edição, lembremos que deveria ser o 13º, haja vista não ter sido realizado a edição de 2009. Sabemos o quanto é difícil realizar eventos desse porte, a começar pelos obstáculos que nos deparamos quando buscamos apoio junto aos órgãos públicos e privados. Mesmo assim acreditamos que atividades dessa natureza só tem a contribuir para ampliar a discussão em torno da temática do cangaço, aproximar a SBEC da sociedade e garantir espaço junto às instituições de ensino e pesquisa.
 
Queremos e podemos fazer mais em relação a atividades desse porte. Antes mesmo de lançarmos nosso nome como candidato a presidência da Sociedade, tomamos a liberdade de realizar alguns estudos junto a universidades, entidades classistas, empresas privadas, conselhos de turismo, prefeituras e membros de governos de alguns Estados na perspectiva de criarmos alguns projetos que viessem a viabilizar algumas propostas de eventos nos moldes do FÓRUM DO CANGAÇO. Assim chegamos a conclusão da viabilidade da SBEC ir além do FÓRUM DO CANGAÇO, ou de apenas apoiar outros eventos como o Seminário Cariri Cangaço no Ceará e Seminário Centenário de Maria Bonita em Paulo Afonso na Bahia. 
 
Dessa forma já estamos em negociação para realização do II CONGRESSO NACIONAL DO CANGAÇO e do I ENCONTRO NORDESTE DO CANGAÇO. Os eventos ocorrerão entre a segunda quinzena de outubro e a primeira de novembro de cada ano. Sendo que o CONGRESSO ocorrerá nos anos ímpares e o ENCONTRO nos anos pares. A proposta de ser no segundo semestre se justifica pelo fato de não vir a concorrer com os eventos já programados para o primeiro semestre. Na ocasião da Assembleia Geral da SBEC em 10/06/2010 os locais e as datas dos eventos deverão ser anunciados.
 
Assim a SBEC terá sob sua batuta a partir de 2010, o FÓRUM, o ENCONTRO e o CONGRESSO, três eventos em nível municipal, regional e nacional, ampliando cada vez mais nossa atuação e fortalecendo nossa relação com os sócios de todo o país. 
 
O desafio será grande, mas temos plena convicção que atingiremos nossos objetivos. O compromisso assumido pelos que aceitaram compor a nossa diretoria nos dá força e coragem para tocar para frente esse projeto audacioso, ousado e, principalmente VIÁVEL. 
Nada que estamos propondo é impossível ou utópico. 
Será difícil. Sabemos disso. 
 
Seremos alvos de críticas. Estamos preparados para recebê-las.
Teremos barreiras pela frente. Iremos transpô-las.
Iremos cometer erros. Quem não comete ou nunca cometeu?
Pedimos apenas o SEU APOIO para trabalharmos pela SBEC.

Mossoró, RN 08/06/2010



Lemuel Rodrigues da Silva
Presidente


Nenhum comentário: