terça-feira, 10 de novembro de 2009

Download de uma relíquia do judiciário sergipano

Processo e pronuncia contra Lampião em Dores, SE

Atenção senhores pesquisadores eis aí o link para o Tribunal de justiça de Sergipe que em alusão aos 25 anos do seu arquivo judiciário digitalizou documentos que ajudam a contar a história do menor estado da federação.

Dentre estes, eles disponibilizaram para download ou apreciação o processo movido pela comarca de Capela contra o Rei do cangaço por ter assassinado o jovem Elpídio na cidade de N. Senhora das Dores.

É uma peça de 60 páginas em PDF que tem início 17de outubro de 1931 e concluído em 10 de janeiro  de 1932. além da Pronuncia com duas páginas. Entenda-se por concluída a elaboração, pois prisão mesmo... nunca foi possível.

É a reprodução digital de um rico material da época que agradecemos e louvamos a atitude dos servidores do órgão e fazemos questão de compartilhar com nossos "rastejadores".

Obs. Geralmente demora um pouco para abrir, mesmo com boa conexão. Ah e preparem-se para queimar as pestanas pois a caligrafia do escrivão é clássica. 

 Para visualização e download do processo https://www.tjse.jus.br/arquivojudiciario/arquivos/imagens/acervo-digitalizado/processo-lampiao.pdf

Conheçam demais conteúdos do Tribunal: TJ - Sergipe

Abraços, Kiko Monteiro

4 comentários:

dsda disse...

AMIGO KIKO:
PARABÉNS PELA POSTAGEM DO ALUDIDO DOCUMENTO, POIS ESTÁ AI, UM PRATO CHEIO PARA OS PESQUISADORES DO CANGAÇO SE DEBRUÇAREM SOBRE O MESMO, EXTRAINDO DALI INFORMAÇÕES PRECIOSAS SOBRE A ATIVIDADE (criminal) DO REI VESGO DO CANGAÇO.

Um abraço
IVANILDO/NATAL/RN

Sérgio Dantas disse...

Eu tenho cópia deste e de outros processos e me são fontes inesgotáveis de informações.
O grande Ivanildo está certo quanto à utilidade dos processos nas pesquisas históricas.
Porém, digo que boa parte dos que cuidam do tema, não gostam desse tipo de documento. Dizem que estes - junto com as notícias de jornal - são 'mentiras' manipuladas.
Aí, tome 'blá-blá-blá' ouvido em cancela de fazenda e que se transforma em livro depois.
Assim é a cientificidade que muito se tem usado...
Saravá a todos!
Sérgio.'.

Unknown disse...

Cabra vc me fez lembrar de karl Popper quando escreveu sobre cientificidade, segundo este filosófo conteporâneo das ciências, potencial de falseamento é o critério decisivo de cientificidade, ou seja, só é cientifico aquilo que pode vir a ser falso (isso mesmo cabra insolente) ele não queria dizer que determinado fenômeno era falso, mas sim que poderia ser testado.Coisa que não acontece na astrologia, por exemplo, daí não ser aceito como ciência.Quando vc fala em cruzar informações vc está testando a Falseabilidade ou refutabilidade da pesquisa.É cabra fala a verdade tens tido aula com a Professora né?Confessa vai?

José Dias disse...

Prezado Kiko Monteiro, Sou José Lima Dias Júnior, professor de História, da rede municipal de ensino, na cidade de Mossoró-RN. Sabe dizer o motivo pelo qual o download do processo de Lampião não é possível concluir? Venho ao longo dos anos pesquisando sobre o Cangaço e esse processo-crime me interessa bastante. Se alguém que teve acesso ao processo puder compartilhar. Meu email: zelimaze038@gmail.com