segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Em Paulo Afonso

Começa Hoje: Evento que vai discutir Cânion e Cangaço 

Por Antônio Galdino
Folha Sertaneja


Este ano, alguns eventos importantes para a retomada do crescimento da região a partir do turismo, aconteceram em Paulo Afonso e na região.

Em março, em seminário promovido pela Bahiatursa foi revista o zoneamento turístico do estado e criada a Zona Turística Lagos e Cânions do São Francisco, sediada em Paulo Afonso, reunindo os municípios de Paulo Afonso, Glória, Abaré, Rodelas e Santa Brígida, que deixaram a ZT Lagos do São Francisco, sediada em Juazeiro.

A nova Zona Turística Lagos e Cânions do São Francisco foi aprovada pelo Fórum de Turismo da Bahia na reunião de 18 de março de 2009.

Entre 1º e 3 de outubro, estiveram na região um diretor e assessores do Ministério do Turismo, da área de investimentos públicos e privados e se reuniram em Jatobá-PE, num primeiro momento, com prefeitos e representantes do turismo da região. Ali estiveram os prefeitos de Paulo Afonso, Glória e Jatobá e representantes de Piranhas e Poço Redondo. Segundo o diretor Hermano, assessorado por José Rocha e Bruno, "esse encontro preliminar terá desdobramentos e o MTur estará bem mais presente na região".

Entre 16 e 19 de outubro aconteceu a Expedição D. Pedro II, a Rota do Imperador, um projeto de iniciativa privada que contou com o apoio e participação de prefeituras alagoanas(7), sergipanas(1), baianas(1) e pernambucana (1). O projeto refaz a viagem do Imperador D. Pedro II, feita em outubro de 1859, até a Cachoeira de Paulo Afonso.

Agora, Bahia, Alagoas e Sergipe, numa parceria da Bahiatursa e Prefeitura de Paulo Afonso, organizadores do evento, estarão reunidos em Paulo Afonso para discutir roteiros turísticos integrados para a região.

Os debates estarão focados para dois grandes temas, comuns à maioria dos municípios no entorno de Paulo Afonso: O cânion do São Francisco e o cangaço. 

Paulo Afonso possui o maior cânion natural navegável do mundo, com paredões de mais de cem metros de altura e o cangaço está presente nos livros de João de Souza Lima e Luiz Ruben, nas muitas andanças de Lampião pelo Riacho, Malhada da Caiçara, onde está o Museu Casa de Maria Bonita, Baixa do Boi, onde, na Lagoa do Mel, morreu Ezequiel o irmão mais novo de Lampião.

E no Raso da Catarina, em Água Branca, em Glória, em Canindé do São Francisco e dezenas de lugares na região. Mesmo sem nunca ter entrado vivo em Piranhas, ali foram expostas as cabeças de Lampião, Maria Bonita e sete cangaceiros, emboscados pela polícia na Grota de Angico, que está em Poço Redondo mas a sua visitação é feita pelo rio e trilha de 700 metros, por Canindé do São Francisco.

Seminários como o do Centenário de Maria Bonita, realizado em março deste ano em Paulo Afonso e muitos outros que acontecem na região têm sempre uma grande participação popular para um tema que já rendeu centenas de livros, filmes, seriadas de televisão, teses de mestrado e doutourado no Brasil e no exterior.

Para se ter uma idéia da importância ou da preferência pelo tema, os sites de consulta na internet revelam números fantásticos. A palavra cangaço, no Google, por exemplo, tem..... páginas, Lampião.... e o nome Maria Bonita tem quase 4 milhões de páginas nesse site.

Agora, no período de 9 a 12 de novembro, a Prefeitura de Paulo Afonso, a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia, a Bahiatursa (Empresa de Turismo da Bahia) e os parceiros do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil estarão realizando no auditório do Memorial Chesf, de 09 a 12 de novembro, o Seminário e Oficina de Roteirização Lagos e Cânions do São Francisco.

Representantes dos órgãos governamentais municipais, estaduais e federais, empresários e profissionais da cadeia produtiva do turismo, sociedade civil de diferentes segmentos sociais, como organizações locais, associações comunitárias, instituições de ensino, organizações não governamentais (ONGs), associações comerciais, entre outros, estarão reunidos para discutir a elaboração de novos roteiros turísticos integrados nos Cânions, explorando a história do cangaço, abrangendo os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe. Assim como, avaliar os roteiros já existentes visando à sua qualificação.

A expectativa de todos os que atuam ou lutam para o desenvolvimento regional a partir da incrementação de projetos na área do turismo e de incentivos e apoios mais marcantes dos governos, em todas a esferas, assim como maiores investimentos também na oferta de um turismo da melhor qualidade é que este Seminário e Oficina de Roteirização do turismo na região, de forma integrada, conduzido pela Bahiatursa com todos esses parceiros, seja, realmente, o início de uma nova era nesse setor e não apenas mais uma "oficina de turismo" como dezenas de outras que já aconteram por aqui sem nenhum resultado, a não ser o de cumprir uma agenda dos governos estadual e federal.

Estamos acreditando que "dias melhores virão" a partir deste encontro regional.

PROGRAMAÇÃO

1º DIA – 09.11.09 - Segunda-feira
 18hs ás 21h - MEMORIAL DA CHESF 

18h - Abertura Oficial do Evento: 
· Boas Vindas – Prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos;
· Pronunciamento das Autoridades Presentes.

19h30 – Exibição de Vídeo Institucional sobre o Turismo na Bahia e em Paulo Afonso;

20h – Apresentação de Coral Chesf Paulo Afonso e Grupo de Teatro APDP. Coquetel.

 2º DIA – 10.11.09 Terça-feira 
 8h30  às 12h30 - AUDITÓRIO EDSON TEIXEIRA

 Palestras:

 8h30 às 10h: - Políticas Estaduais de Turismo:

· 9h - BAHIA - Políticas públicas para o turismo do Estado;

· 9h20 - ALAGOAS - Políticas públicas para o turismo do Estado na região Cânions do São Francisco;

· 9h40 - SERGIPE – Políticas Públicas para o Turismo do Estado (Cânions do São Francisco);

. 10h - Coffe break

Mesa Redonda: 

· 10h15 - O Potencial Turístico Região Turística Lagos e Cânions do São Francisco: Antônio Galdino da Silva - DEMTUR/Paulo Afonso;

· 10h35 - Turismo Histórico e Cultural - Palestrantes: Jairo Luiz;

· 10h55 - Turismo de Aventura – Palestrante: Jannyne Barbosa, Diretora de Articulação, Negócios e Investimentos, Secretaria do Turismo de Alagoas;

· 11h15 - Perspectiva da Roteirização pela apropriação do Cangaço - Silvia Oliveira - Secretária de Turismo de Canindé do São Francisco- Se;

· 11h35 – Roteiro do Cangaço – Vera Ferreira – OSCIP – Sociedade do Cangaço;

· 11h55 - Revitalização do Rio São Francisco – MMA

· 12h15 - Abertura para perguntas – Mediação de Meraldo Rocha – APL Turismo Caminhos do São Francisco.

. 12h30 às 14h: Almoço

14h às 18h - Hotel Belvedere

· Oficina de Roteirização e Segmentação


3º Dia - 11/11/09 Quarta-Feira                                                                                       8h ás 12:30 HOTEL BELVEDERE

· Oficina de Roteirização e Segmentação

12h30 às 14h: Almoço

14h às 18h – Hotel Belvedere

· Oficina de Roteirização e Segmentação

19h – Pérgula da Piscina do Clube Paulo Afonso
Palestra: Piscicultura – SEBRAE/Ba
Confraternização de Encerramento;
Degustação da Tilápia;
4º - Dia – 12.11.09 - Visita técnica ao roteiro elaborado.
  
FONTE: OZILDO ALVES

Nenhum comentário: