segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Iniciativas

O CANGAÇO NAS ESCOLAS

Um dos maiores problemas pelo qual passa o aluno em sala de aula não mora só na interação das substâncias químicas, na mutabilidade dos fenômenos que compõem a natureza ou na lógica fundamentada dos números, e sim, na prática redacional. E o aluno sofre ao passar as idéias para o papel de forma clara, coesa e coerente.

É com a intenção de enfrentar esse problema que a Secretaria de Educação de Barbalha vem pregando a idéia de que a redação não é só letras no papel. É mais uma estratégia pedagógica que permite trabalhar os princípios norteadores da coerência e da flexibilidade, vencendo, portanto, a estagnação do aluno e tornando-o aprendiz de uma comunicação mais direta por acentuar o senso de integração e aumentar a condição de entendimento e avaliação dos interesses comuns à escola e ao meio.

O mais recente recurso usado pela Secretaria foi o Concurso Municipal de Redação cujos temas foram:

1º - Lampião e Padre Cícero;
2º - As Mulheres no Cangaço;
3º - A Violência no Tempo do Cangaço;
4º - Lampião no Nordeste;
5º - O Cariri no Cangaço.

Foi promovida uma grande amostra de Cinema e Vídeo para os alunos interessados, como forma de fomentar a pesquisa. Depois de realizadas as entregas das redações pelas escolas, elas foram analisadas por uma equipe do município.

Os vencedores desse Concurso, citados abaixo, receberam uma premiação dia 24/09, no Cine Teatro Municipal, como incentivo significante ao gosto pela leitura e pela escrita, promovendo, assim, as potencialidades e instalando maiores oportunidades de qualificação da educação.

Além das premiações pela Secretaria de Educação, os alunos vencedores concorreram, posteriormente, ao maior concurso de redação da nossa região, que aconteceu entre as cidades circunvizinhas, promovido pela SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura, de 22 a 27 de setembro, que, além da premiação de livros sobre o tema, terão seus trabalhos publicados no livro de acontecimentos do Seminário Cariri Cangaço.

Este significante incentivo procura promover uma maior versatilidade da redação, interagindo com outras disciplinas como geografia, história, inglês, matemática, ciência e arte, criando maiores oportunidades de inserção dos alunos nos diversos recursos pedagógicos como livros, revistas, vídeos, jornais, DVDs e internet.

1º LUGAR: Yara Joyce Alcântara de Brito - 9º ano da Escola Bom Jesus. (Foto)
2º LUGAR: Iurio Ferreira do Nascimento - 9º ano da Escola Sebastião Santiago da Paz.
3º LUGAR: Luan César Libório dos Santos - 9º ano da Escola Manoel Saraiva da Cruz.

Fonte: Prefeitura Municipal de Barbalha,CE

Nenhum comentário: