quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Nota de falecimento

Morre em SP o irmão de Maria Bonita, aos 79 anos 

O ex-pedreiro Ananias Gomes de Oliveira, 79 anos, (Foto de Glauco Araújo), morreu na manhã da terça-feira (22/09) no Hospital Santa Marjorie, em São Paulo, após complicações cardíacas.

Ele é irmão de Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita, mulher do cangaceiro Virgolino Ferreira, o Lampião. Ele será sepultado no Cemitério da Vila Carmosina, em São Paulo, às 8h desta quarta-feira (23).Ananias era chamado por familiares e amigos de Pretão.

Ele nasceu em Jeremoabo (BA), em 1929, e era irmão gêmeo de Arlindo, que morreu há dois anos, também em São Paulo. Ele vivia com a filha, a telefonista Maria Deuza de Oliveira, 54 anos, (foto) em Itaquera. Segundo familiares, Ananias era cardíaco e tinha sido levado ao hospital para fazer exames, onde acabou morrendo.

Nos últimos cinco anos, Ananias e sua filha buscavam esclarecer uma série de relatos de historiadores que diziam que ele, na verdade, seria filho de Maria Bonita e Lampião e não irmão dela. "Eu queria saber a verdade. Essa história que falam de mim, de que eu sou filho de minha irmã. De qualquer forma, somos todos parentes e isso é o que importa", disse Ananias ao G1, em 16 de agosto deste ano.

O processo de investigação de maternidade tramita em Sergipe e segue em segredo de Justiça.

O exame de DNA foi realizado após a coleta de material genético de Ananias e Expedita Ferreira Nunes, única filha do casal de cangaceiros reconhecida legalmente. O resultado ainda não foi divulgado oficialmente.A dúvida sobre a real identidade de Ananias foi relatada em um livro pelo pesquisador e historiador João de Souza Lima, de Paulo Afonso (BA). Na publicação, ele cita que Ananias e Arlindo eram fisicamente diferentes.O historiador Antônio Amaury Correia também descobriu o relato feito pelo major reformado do Exército, José Mutti, no livro "Reminiscências de um ex-combatente de Volante".

O militar diz, na publicação, que a mãe da Maria Bonita, Dona Déa, lhe havia confidenciado que Ananias era filho de Lampião.

A busca pela identidade de Ananias foi registrada no documentário "Sangue de Cangaceiro", que está em fase de edição e finalização pela Ludo Filmes.

Fonte: Glauco Araújo G1 Globo

2 comentários:

Vanessa disse...

Meu pai afirma categoricamente que Lampiao é avô dele. Como poderia ter certeza???

Vanessa disse...

Meu e-mail é vsulien@gmail.com