quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Atenção pesquisadores e pretensos autores à última chamada

Última chamada 

Cariri Cangaço começa Terça-feira com vasta programação 

PROEX da URCA coordena os trabalhos acadêmicos do Cariri Cangaço

A Pró-reitoria de Extensão da PROEX da Universidade Regional do Cariri – URCA coordenará os trabalhos acadêmicos do I Seminário Cariri Cangaço que será realizado na Região no período de 22 a 27 de setembro. A Proex constitui um Comitê Cientifico composto por sete Grupos de Trabalhos – GTS, com as seguintes temáticas e coordenadores:
GT1Cangaço e Cangaceiros: História E Memória, Coordenador prof. Dr. Josier Ferreira;
GT2 Cangaço e Caatinga: Coordenador Prof. Esp. Fernando Pinto;
GT3 Cangaço e Gênero: Coordenadora professora Dra. Iara Maria;
GT4 Cangaço e Religiosidade: Coodenadora professora Dra. Anna Christina;
GT5 Cangaço na Musicalidade Brasileira: Coordenador prof. Ms Antonio José;
GT6 O Cangaço nos Múltiplos Olhares: Coordenadora professora Ms. Otília Aparecida,
GT7 Lampião: Mito e Realidade: Coordenador prof. Ms Océlio Teixeira. O Comitê é coordenador pela professora Anna Cristina.

Para a pró-reitora de Extensão, a professora Arlene Pessoa o evento desempenha importante função para incentivar e democratizar a pesquisa cientifica em torno da temática do cangaço. Ela destaca que o evento provoca outras discussões sobre identidade cultural e fortalecimento o turismo de cunho cientifico, cultural e ecológico da Região.

Inscrições de trabalhos científicos: 

As Inscrições dos Trabalhos Acadêmicos poderão ser efetuadas até dia 18 de Setembro e o resultado será divulgado no dia 21 . Informações poderão ser obtidas pelo pelo ou pelo email:academicoscariricang@hotmail.com

Aberto o edital de Monitores para o SEMINÁRIO CARIRI CANGAÇO

A Pró-Reitoria de Extensão da URCA - PROEX, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de 10 monitores para apoio no Seminário Cariri Cangaço, que será realizado no período de 22 a 27 de setembro de 2009, nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha.
Para candidatar-se a monitor o aluno deve:
- Estar regularmente matriculado em curso da URCA;
- Ter disponibilidade para as atividades do evento, especialmente em Crato (vide a programação em http://www.cariricangaco.blogspot.com/;
- Assinar termo de compromisso se selecionado;
- Apresentar, no ato da inscrição comprovante de matrícula atualizado;
- Preencher ficha de inscrição.
Certificação
O aluno monitor que cumprir as atividades e horários estabelecidos, fará jus a certificado expedido pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX.
Local, Data e Horário de Inscrição
As inscrições serão feitas na Pró-Reitoria de Extensão, no período de 04 a 18 de setembro de 2009, das 9:00 ás 11:00 e das 15:00 às 17:00.

O Resultado da Seleção Será afixado na Pró-Reitoria de Extensão no dia 21 de setembro de 2009.


Primeira reunião com os selecionados:
Dia 21 de setembro de 2009
Local: Núcleo de Estudos Regionais (NERE) no pátio da Pedagogia em frente ao Boticário.
Hora: 15:00h
Prof. Dra. Maria Arlene Pessoa da Silva
Pró-Reitora de Extensão

Sobre o Cariri Cangaço:

O I Seminário Cariri Cangaço, será realizado nos dias 22 e 27 de setembro, próximos, ocasião onde serão reunidas as maiores personalidades do universo da pesquisa sobre à temática cangaço, no país. O Cariri Cangaço já tem confirmadas as presenças de 67 personalidades, entre: pesquisadores, escritores, sociólogos, antropólogos, professores, documentaristas e cineastas de todo o Brasil.


Além de possibilitar o resgate da historiografia do cangaço na região do cariri cearense, o evento também aponta na direção do fortalecimento do conceito da recém criada Região Metropolitana do Cariri, uma vez que reúne em seu grupo de trabalho, a Universidade Regional do Cariri – URCA através da Pró-reitoria de Extensão, as prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, da SBEC, do ICC, ICVC e Fundação Pró-memória.

Já acontece nas cidades anfitriãs, o maior concurso de redações já promovido em conjunto entre os municípios; a temática-Lampião do Ceará - Verdade e Mentiras, tem despertado a curiosidade de um número muito grande de meninos e meninas, preponderantemente das escolas públicas da região, os vencedores desse concurso terão suas redações editadas no livro onde constarão os anais do Seminário.


Dentro do Cariri Cangaço teremos uma agenda intensa de palestras e discussões técnicas sobre o fenômeno, de caráter itinerante, as palestras acontecerão duas noites em Crato, duas noites em Juazeiro do Norte, uma noite em Barbalha e uma manhã em Missão Velha; ainda dentro das programações haverá o lançamento da Rota Cariri Cangaço, que será percorrida pelos pesquisadores e convidados e constará de visitas aos principais sítios históricos do cangaço na região do cariri cearense, como também aos principais pontos turísticos da região, com destaque para a visita técnica ao Sítio Histórico do Caldeirão do Deserto - Beato José Lourenço, onde haverá mostra de documentário além de mesa de debate e discussões sobre o Caldeirão do Deserto.


O Cariri Cangaço reúne um grupo de trabalho de 115 colaboradores, unindo seis municípios, uma universidade, três academias culturais e apresentará em seus seis dias de evento: 19 palestras, 21 mesas de debate, 1 mesa de conversa, 41 visitas técnicas, 23 apresentações artísticas além de 1 painel de apresentação de trabalhos acadêmicos.

Nenhum comentário: