terça-feira, 28 de julho de 2009

Opinião

Lampião, 71 anos de morte

Segundo a literatura cangaceira, Virgulino tinha uma crueldade verdadeiramente tigrina. Assassinou perto de 1000 pessoas; incendiou umas 500 fazendas; matou mais de 5.000 reses; realizou centenas de roubos; estupros; sequestros e tomou parte em mais de 200 combates. Castigou 07 estados nordestinos, e, em determinada época do ciclo do cangaço, tinha a sua procura cerca de 5.000 policiais.

Mas fez acordo, com os principais Coronéis nordestinos, para que não tivessem suas propriedades incendiadas, e, em troca, recebeu abrigo, armas, munições, dinheiro, além de uma troca mútua de favores.

Do cangaço-vingança, inicialmente, Lampião passou ao cangaço-meio de vida ( na linguagem do especialista Frederico Pernambucano de Melo ), ou seja, fez do cangaço uma profissão rentável.

Aos olhos da Justiça, foi um bandido, pois infringiu as Leis do país. Mas, foi um bandido genial, pois com sua inteligência, astúcia , estratégia e conhecimento da geografia da caatinga, sobreviveu por quase vinte anos, as perseguições policiais dos Estados nordestinos em que atuou.

Tinha Lampião uma personalidade inexplicável. Ao mesmo tempo em que matava friamente, também, algumas vezes, quando era invocado os nomes de Padre Cícero, Nossa Senhora, perdoava seus inimigos. Em outros casos, também dava valor ao cabra macho (Corajoso, na expressão nordestina), que em muitos casos foram poupados, pois na concepção do Rei Vesgo, deveriam ficar vivo, para "tirar raça".

É esse personagem controvertido, bem como, os demais coadjuvantes do ciclo do cangaço ( policiais volantes/coronéis/coiteiros...etc.). a que se propõe estudar via este este blog. Mas, esse estudo, deve ser feito de forma séria, sem radicalismo ou ideologias.

Peço aos seguidores de nosso blog que contribuam para esse estudo, dando suas opiniões, devidamente fundamentadas.

Um abraço a todos.
Ivanildo Silveira 
Natal / RN

Nenhum comentário: