terça-feira, 5 de maio de 2009

Paisagem de Interior

Cantor interpreta misto de Lampião e Raul Seixas
Por ANTÔNIO VICELMO Repórter

Crato/CE. Uma simbiose de Raul Seixas com Lampião. Com esta mistura de “rock and roll” e xaxado, o artista de rua Antônio Carlos Ricardo da Silva, conhecido por “Raul Lampião”, conquistou o público, fazendo publicidade de lojas nas ruas do Crato. O sincronismo dos dois personagens numa só pessoa chama a atenção dos transeuntes.

O biótipo, a barbicha, a voz e os trejeitos irreverentes são de Raul Seixas, o “Maluco Beleza”, que em suas letras musicais abordava, com igual desenvoltura, temas tão díspares quanto sentimentos humanos, críticas ao sistema político, esoterismo e agnosticismo. De chapéu de couro, cartucheira e alpercatas, ele incorpora o personagem Virgulino Ferreira, o “Rei do Cangaço”, símbolo maior do Nordeste cangaceiro.

Os dois personagens transformaram Antônio Carlos em um “show man”. Diariamente, ele empurra um carro de som no centro comercial do Crato, fazendo publicidade. A propaganda é intercalada com músicas, piadas, dublagens e comparações bíblicas. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato (CDL), Geraldo Pinheiro, que também anuncia com Raul Lampião, o estilo de publicidade atende, principalmente, os varejistas.

O Raul Lampião, como é conhecido, tem contrato com oito lojas. Cobra R$ 20,00 por uma hora de locução. No final do mês, dá para apurar em torno de R$ 500. “Tá bom demais”, comemora. Ele diz que o valor é o suficiente para sustentar a mulher. O artista de rua lembra que, no começo, tentou vender CDs piratas. Foi um desastre. A Polícia apreendia os produtos.

Enquanto fala e gesticula, Raul Lampião puxa de uma bolsa um litro d’água e toma alguns goles. Em seguida, desabafa: “Isso aqui é água da nascente do Crato, que eu trago lá de casa, a melhor água do mundo. Pouca gente tem a felicidade de tomar dessa água.”

O artista tem motivo de sobra para tanta felicidade. Ele mora no sítio Bebida Nova, localizado no sopé da Serra do Araripe, de onde se avista o vale do Cariri, Crato, Juazeiro e Barbalha. “Isso aqui é um paraíso, um cantinho de felicidade. A conquista da felicidade vem no aprendizado diário de viver sabendo aceitar e expressar os desejos e sentimentos, construindo os próprios projetos de vida e empenhando-se para realizá-los”, completa.

Início

A história de Raul Lampião começou em Fortaleza, no final da década de 1980, aos 14 anos de idade. Sob o impacto emocional da morte de Raul Seixas, em 1989, o menino rebelde, criado solto nas ruas da Capital cearense, tornou-se “cover” de Raul, mas sempre pensou em morar no Interior. Amante da natureza, foi para o Crato, onde encontrou a tranquilidade que procurava, mas não conseguiu “emplacar” o seu personagem Raul Seixas. Foi aí que surgiu a idéia de incorporar o personagem de Lampião que, segundo afirma, faz parte da história sertaneja.

Nas primeiras apresentações como “Rei do Cangaço”, não faltou gente para assistir, lembra o artista, acrescentando que, a partir daquele momento, descobriu que a saída era explorar a imagem de Lampião. Hoje, aos 35 anos de idade, ele só acalenta um sonho: quer ser radialista, “ou melhor, um comunicador”, como faz questão de esclarecer, para valorizar o seu sonho original.

Mais informações:
Artista de Rua Raul Lampião
Sítio Bebida Nova
Crato - CE
(88) 9261.6490

Nenhum comentário: