quarta-feira, 13 de maio de 2009

Roubo das telas de Portinari


Cangaceiro recuperado

As telas levadas no domingo e recuperadas no final da noite de ontem foram "Figura em Azul" (1923), de Tarsila, "Cangaceiro" (1956) (Imagem) e "Retrato de Maria" (1934), de Portinari, e "Crucificação de Jesus", de Teruz. Juntas, estão avaliadas em R$ 3 milhões.

Com um vaso de flores para simular a entrega de um presente no Dia das Mães, cerca de 15 homens invadiram a casa, que fica na rua Estados Unidos, nos Jardins (zona oeste de SP), e roubaram as telas. Para retirar as obras da moldura, os ladrões usaram uma espécie de faca --o que pode ter danificado as obras.

O grupo armado trancou duas moradoras e quatro funcionários em um dos cômodos, além dos quadros, levou uma quantia não especificada em dinheiro e joias. A ação teria durado uma hora e meia e a polícia informou que a quadrilha pode ter 20 ladrões.

Inicialmente, a polícia afirmou que os ladrões eram "amadores" e que provavelmente não tinham as obras como alvo do roubo. Posteriormente, os policiais mudaram a linha de investigação e afirmaram que os quadros eram o alvo principal da quadrilha.

A tela "Cangaceiro", 80x100, de Portinari está avaliada em singelos R$1,2 Milhões de reais.

FONTE: Paulo Toledo Piza para a Folha on line

Nenhum comentário: